Tradução(Translation,Übersetzung,перевод,ترجمة, Traduction,Traduzione,翻訳.翻譯)

"A missão do geógrafo é o mundo e sempre levar consigo sugestões e senso crítico. Quem limita a Geografia pode ser tudo, menos geógrafo!"
Rennan Rebello

sábado, 21 de março de 2015

Mitologia #4: Os Deuses Celtas

 De modo geral, o termo celta aplica-se aos povos que viveram na Grã-Bretanha e na Europa Ocidental entre 2000 a.C. e 400 d.C.. Eram civilizações da Idade do Ferro, habitantes sobretudo de pequenas aldeias lideradas por chefes guerreiros. Os celtas da Europa continental não deixaram registo escrito, mas conhecemos seus deuses através dos conquistadores romanos, que estabeleceram elos entre muitas dessas divindades e seus próprios deuses. Por exemplo, o deus do trovão Taranis era o equivalente do Júpiter romano, e várias outras divindades locais eram equiparadas a Marte, Mercúrio e Apolo. Os povos do País de Gales e da Irlanda também deixaram uma mitologia muito rica e muitas de suas lendas foram escritas durante a Idade Média.
      A mitologia celta pode ser dividida em três subgrupos principais de crenças relacionadas.
  • Goidélica - irlandesa e escocesa
  • Britânica Insular - galesa e da Cornuália
  • Britânica Continental - Europa continental.
    É importante manter em mente que a cultura celta (e suas religiões) não são tão contíguas ou homogêneas quanto foram a cultura romana ou grega por exemplo. Nossos conhecimentos atuais determinam que cada tribo ao longo da vasta área de influência céltica tinha suas próprias divindades.       Uma particularidade dos celtas é o mundo dos mortos, que no qual não existe inferno, julgamentos e purgatório. Chamado de Mag Mell, é um mundo submarino que no qual é dito ser um plano de felicidade eterna.
      Dos mais de trezentos deuses celtas, poucos efetivamente eram adorados em comum. Veremos agora alguns dos mais comuns dos deuses celtas.
       




Sucellos: Deus da agricultura, florestas e bebidas alcoólicas. Algumas passagens o descrevem como o rei dos deuses.
Taranis: Deus dos trovões.
Cernunnos: Deus das matas, bosques e da fauna.
Dea Matrona: Deusa-mãe dos celtas.
Epona: Deusa da terra e da fertilidade.
Belenus: Deus da luz e do fogo.
Morrigan: Deusa da vigança, da guerra e da morte.
Finn MacCool:  Um guerreiro herói que por seus feitos passou a ser venerado por aqueles que buscavam ser bravos guerreiros. Conta a lenda que ele matou um goblin para salvar um dos reis da Irlanda.
Manannam Mac Hur: Deus dos mares e do mundo dos mortos.
Dagda: Deus da magia e da sabedoria. Carrega um taco que no qual uma das pontas pode matas nove homens e a outra ressuscitar os mortos.
Lugh:  Deus dos raios de sol. Além de guerreiro é um artesão que forja inúmeras armas, inclusive uma espada que pode cortar a tudo.
Cuchulain: Filho de Lugh. Não é considerado um Deus e sim um guerreiro herói. Uma espécie de Hércules celta.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Política e Religião: Unidas prejudicaram até Jesus Cristo


   Política e religião não deveriam andar juntas, porém a separação se torna cada vez mais impossível. Quando falamos dessa união nos lembramos de nossa bancada evangélica e de figuras como Marco Feliciano e outros.
   Mas se retornarmos na história veremos casos onde o próprio Jesus foi prejudicado pela união da política e religião, sendo esse um dos motivos que levaram Judas Escariotes a traí-lo. A partir do livros "Mestres" de José Tadeu Arantes, observaremos os 5 grupos políticos da época.
   São eles os: Saduceus, Escribas ou Doutores da Lei, Fariseus, Zelotes, e Essênios.


Saduceus:

   Eram  grandes proprietários de terra e membros da elite sacerdotal. Representantes da nobreza, do poder e da riqueza. Controlavam o Sinédrio(Senado de Israel) e o Templo de Jerusalém. Aceitavam apenas a Torá. Foram os principais responsáveis por condenar Jesus.


Escribas ou Doutores da Lei

   Não constituíam seita ou partido, porém eram eles que interpretavam as escrituras e influenciavam nas decisões do Sinédrio, no qual também faziam parte.


Fariseus

   Formados por indivíduos de todas as camadas sociais, principalmente artesões e pequenos comerciantes, seguiam com fervor a Torá. Deixaram de heranças aos cristãos a crença na imortalidade da alma e na ressurreição do corpo. Aguardavam a vinda do Messias que os libertariam do império romano.


Essênios

   Dissidentes do clero de Jerusalém, viviam em comunidades afastadas e fechadas. Eram contrários à Roma e ao Templo de Israel e se consideravam a raça pura. Esperam o Messias que, segundo eles, iniciaria uma guerra santa.


Zelotes

   Era o grupo mais radical, formado pelos segmentos mais pobres da sociedade e estavam dispostos a recorrer a força para atingir seus ideais. Eram perseguidos pelos romanos. Jesus tinha dois seguidores zelotes entre os seus apóstolos: Simão e Judas. As mensagens de amor e paz de Jesus vinha de encontro com o caráter político e imediatistas dos Zelotes.



   Analisando os grupos podemos afirmar o que todos já sabem, Jesus não era o que  esperavam, porém também podemos afirmar que o medo de uma revolução levou as classes conservadoras a condená-lo e o fato de ter zelotes entre seus homens de confiança fortaleceu esse medo.
   Por outro lado Judas Iscariotes pode ter pensado que traindo Jesus poderia forçar uma revolução, pois na cabeça dele em meio ao sofrimento, Jesus poderia se revoltar e se tornar o messias que todos esperavam. Com isso, Jesus, que nunca foi filiado a partido político nenhum algum, foi traído pela junção da política e religião.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Intolerância Religiosa: Até onde isso vai?


 Essa imagem vêm circulando pelo Facebook alguns dias e vem causando grande indignação entre os praticantes da Umbanda e Candomblé. O fato de associar um dos símbolos dessas religiões ao demônio é o mesmo que retornar aos tempo onde a Igreja justificou a escravidão dos negros, pois eles seriam uma raça nascida do pecado.
 Além de ferir uma religião, estão ferindo a memória de todos os que sofreram durante a escravidão, em vista quem os pretos velhos são espíritos de escravos que desencarnaram por inúmeras situações.
 A quem já vem utilizando os mesmos meios para responder as provocações, porém não atacando a imagem das outras religiões e sim mostrando que o verdadeiro mal está no coração de quem acusa vejam abaixo:


 Afinal de contas, todas as religiões pregam o amor, não é?

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O Impacto da música gospel infantil em seu público!

 Que a criança é o futuro da nação, o amanhã da sociedade todo já sabemos e já estamos cansados de ouvir, porém o problema é como cuidamos desse futuro no nosso presente. Crianças são facilmente influenciadas por músicas, observando 3 letras a seguir, traçaremos algumas considerações:


  • Na primeira letra podemos perceber a tentativa de, já na infância, dar normalidade ao fato de fazer doações, que assim alegrariam o senhor. Com isso não seria difícil fazer as ofertas quando chegarem a idade adulta.
  • A segunda letra passa a ideia de Deus está para castigar as pessoas... Cadê o perdão?!?!?!?!?!?
  • A terceira mostra como nasce a intolerância religiosa já na infância.
 Diante disso fica a pergunta, o crescimento do número de evangélicos se dá pelo amor ou pelo medo?


quarta-feira, 24 de julho de 2013

McDonald's o restaurante oficial da JMJ!



 Eventos religiosos é claro que trazem consigo mensagens de amor ao próximo, carinho e humildade. Porém todo evento tem seu custo, seu lucro e principalmente, sua publicidade.
 Observei muitos amigos nas redes sociais se colocarem contra o papa Francisco por conta da escolha do McDonald's como restaurante oficial da JMJ. O restaurante criou até o combo peregrino, onde os participantes da JMJ poderão adquirir refeições por meio de um cartão especial que foi distribuído pelos organizadores do evento.
 Porém em meio as chuvas de críticas alguém perguntou se realmente essa foi uma decisão do papa?  Certamente que não, todo grande evento tem muita gente por trás, o que faz do papa apenas um apresentador do evento. Decisões como essa certamente nem passam pelas suas mãos.
 O que ninguém vê é que foi uma decisão rápida e prática e bom para os dois lados, para os organizadores e para o McDonald's. Para os organizadores que não vão ter preocupações com o que os peregrinos vão comer e para o restaurante que certamente lucrará  muito com o evento.
 Agora, o que precisamos refletir é que antes de criticarmos algo, precisamos observar todo um conjunto no entorno do acontecimento, parar podermos nos fundamentar bem em nossas críticas.

Papa Francisco dá exemplo de tolerância!



 A renúncia de Bento XVI gerou muita polêmica e a escolha do novo Papa fez com que as esperanças de mudanças se renovassem. Desde os primeiros instantes de pontificado, o Papa Francisco tem dado exemplos de humildade e tolerância para com as diferentes crenças, vindo contra a ala conservadora do Vaticano que minutos depois do papa dizer que os ateus se forem bons também alcançaram o céu emitiram uma uma nota dizendo que todos fora do catolicismo vão para o inferno.
 A declaração na imagem acima tem corrido as redes sociais e fez com que Francisco ganhasse a admiração de muitos praticantes de outras religiões.
 Diante isso, o papa Francisco que vem sendo aclamado por muitos, pode vir a ser uma grande pedra no sapato da ala conservadora do Vaticano. Certamente se sua ideologia franciscana atingir os cofres da igreja católica em prol dos mais necessitados, muitos cardeais vão resmungar.

Assalto em loja de Umbanda termina de forma inesperada!

Após ser encontrado desmaiado por vigilante, homem foi levado para a delegacia de Cidade Ocidental.



 No dia 18 de julho, foi preso o assaltante Marcone Alvez da Silva, de 24, anos, em uma tentativa frustrada de assalto a uma loja de artigos religiosos. Ao quebrar as duas portas do estabelecimento, ele se assustou com uma imagem de preto-velho que balançou no momento da ação. Segundo a Polícia, ele teria tropeçado em uma corda e feito a imagem balançar. O vigilante da loja quando viu o assaltante desmaiado chamou a Polícia que o levou para a delegacia e depois foi encaminhado para o Centro de Prisão Provisória de Luiziânia.

sábado, 6 de julho de 2013

Papa Francisco: Uma boa escolha ou um tiro no pé?

 Desde o início de seu pontificado, o Papa Francisco vem surpreendendo a todos por sua humildade e simplicidade. Porém até que ponto suas atitudes seriam bem vistas pela alta cúpula do Vaticano? Será que internamente essa mudança radical de estilo é aceita?
 Quebras de protocolo, dispensa de seguranças, simplicidade na vestimenta e a recente notícia sobre a canonização de João Paulo II mostra um papa mais próximo aos seus seguidores. A imagem abaixo mostra algumas diferenças entre Francisco I e Bento XVI:

 Porém nem tudo são flores, no último més de maio, o papa Francisco disse que todos os seres humanos que praticarem boas ações, inclusive os ateus, irão para o céu. Essa declaração teve ampla divulgação e logo foi desmentida pelo Vaticano, dizendo que os ateus não irão para o céu. Isso mostra que existem dentro da instituição católica um grande receio de mudanças e que o papa Francisco pode, com suas ações, estar desagradando algumas figuras internas do Vaticano. 
 Para os mais conservadores, o papa Francisco pode não estar sendo bem visto, porém certamente está sendo muito bem visto pelos que aguardam por mudanças.

Igrejas Evangélicas preparando protestos contra os gastos da JMJ

 
 O site Gospelmais noticiou ontem a possibilidade de igrejas evangélicas organizarem um protesto contra os gastos da visita do papa Francisco durante a JMJ, avaliados em 120 milhões de reais, seria aguardado para o protesto um público estimo em 1 milhão de pessoas e seria feito nos dias 20 e 21 de julho. A notícia foi publicada pela revista A presidente Dilma estaria convocando líderes evangélicos para saber o que poderia oferecer para evitar o protesto.
 Não demorou muito e vários líderes evangélicos desmentiram a notícia e em resposta levantaram a hipótese de serem usados para o início de uma guerra santa no país. Em uma nota oficial o Pastor Abner Ferreira, que é presidente da Assembléia de Deus em Madureira emitiu uma nota oficial se colocando contrário a qualquer manifestação que perpetue qualquer tipo de preconceito religioso e ainda deixou claro que o papa Francisco é muito bem-vindo ao país, principalmente se ele protestar contra o aborto, contra o casamento gay, contra a descriminalização das drogas e a favor da liberdade de expressão e de culto.
 Após isso, podemos ter a clara certeza que para alguns líderes religiosos se colocar contra o casamento gay é mais importante atualmente do que atacar outras religiões. Seria isso o término de um problema e o início de outro ou apenas uma mudança de foco?

quinta-feira, 21 de março de 2013

O mais novo futuro teólogo: Fernandinho Beira-Mar


 A notícia pegou muitos de surpresa, não pelo fato de Fernandinho Beira-Mar passar para uma faculdade e sim o curso que ele escolheu: Teologia. Aprovado com 7,4 em uma redação, que tinha como base uma reportagem sobre extremismos religiosos no Brasil. Estudará a distância pela Faculdade Teológica Bastita de Paraná. O pedido partiu do próprio detendo, que porém não se converteu.
 O custo de seus estudos será bancado pela Igreja Batista de Bacacheri, de Curitiba, segundo seu administrador Francisco Sales Gomes Neto. Tudo dentro da lei com autorização junto aos Ministério Público. A visão do ato segundo o administrador é dar a mão e uma chance para a restauração do ser através da palavra do Senhor.
 Esperamos que não seja apenas um gesto em vão e prove que a educação possa mudar o ser e fazer uma reflexão, se todos os jovens de nosso país tivessem a oportunidade que Fernandinho Beira-Mar está tendo, será que seria necessário esperar eles serem presos para que eles recebam uma educação descente?

quarta-feira, 20 de março de 2013

O Papa Francisco I

Brasão do pontificado do Papa Francisco (Foto: Escritório de Imprensa da Santa Sé/AFP)


 O cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio, foi eleito durante o conclave realizado nos dias 12 e 13 de março de 2013. Bergoglio escolheu o nome de Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis, visando voltar o olhar da igreja e do mundo para os mais necessitados.


 O novo papa vem surpreendendo a todos com as várias quebras de protocolo que realiza, deixando seguranças para trás para ir abraçar os fies, abdicando ao papa móvel. Sua forma espontânea de agir em público tem encantado a todos, trazendo um carisma que a muito não se havia no Vaticano. E que pode frear a perda de fies que a Igreja Católica vem enfrentando nos últimos anos.
 Tudo indica que o novo papa trará mais transparência nas contas do Vaticano e que terá um grande desafio frente aos casos de pedofilia na Igreja. O papa também já garantiu que irá procurar o diálogo com as outras religiões.
 Esperamos que o novo papa busque resolver as muitas questões que lhe cabe com muita sabedoria e que não se cale como seu antecessor.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Paula Fernandes, o novo alvo da intolerância religiosa!



 Não demorou muito para começar os protestos contra Paula Fernandes, que se declarou espírita recentemente. O fato de uma pessoa demonstrar satisfação pela sua doutrina realmente incomoda muitos indivíduos de outras religiões, como o caso de pessoas que se dizem fiéis de uma religião protestante chamada Testemunha de Jeová, que usaram as redes sociais para propagar o repúdio a declaração da cantora, como no exemplo a seguir: 

 “Agora descobri a porta que eu mesma tinha aberto para satanás, destruí prontamente o DVD que tinha dela”


 Será que o fato de um cantor ter uma religião diferente da sua faz com que a música se torne ofensiva a sua moral, mesmo que minutos antes você possa vir a ter cantarolado, dançado ou se emocionado com essa mesma música? Será que se além da intolerância, a hipocrisia vai imperar também?
 Uma boa notícia foi a enorme comoção de diversas pessoas  instituições que manifestaram apoio a cantora Paula Fernandes, como aparece na imagem.
 O blog ''Geografia das Religiões'' manifesta seu apoio à Paula Fernandes e a todos que, independente de sua religião, são alvos da intolerância religiosa.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Fechado para Quaresma?




 Vejo essa indagação com grande preocupação, pois quando se fecha um terreiro por um determinado tempo quebra a corrente espiritual que une a todos que ali trabalham e é justamente nessa época do ano que devemos tomar muito cuidado.
 Muitos terreiros se encontram fechados por conta da quaresma, porém ela encobre o verdadeiro motivo, que é a falta de atualização por parte de alguns sacerdotes e sacerdotisas de umbanda.
 Quando essa atualização não ocorre, todos acabam criando um obstáculo ao conhecimento, que fica preso ao passado. Perdem os terreiros que ficam fechados, perdem os médiuns que ficam sem proteção e perde a Umbanda por ter ainda pessoas que não procuram se instruir e se reciclar.
 A Quaresma é um sacramento que nada tem a ver com a Umbanda, pois nossa origem é afro e não européia. Vejamos abaixo no texto do babalaô Ronaldo Antônio Linares, que brilhantemente expõe e explica o assunto a toda comunidade umbandista.





Quaresma– Sim, devemos trabalhar durante a quaresma!
Quatrocentos anos de escravidão tornaram o Brasil um país de mestiços. Cinquenta por cento, ou mais, de sua população é de origem africana. Por isso é que, mesmo mantendo por todo esse ...tempo sua verdadeira crença nos Orixás, foi preciso esconder suas práticas religiosas nos rituais cristãos.

Nosso Calendário Litúrgico é cristão, então, São Jorge passou a ser Ogum; Nossa Senhora virou Iemanjá, Oxum e assim por diante, sempre ocultando dos brancos suas verdadeiras crenças pois sabiam que, se um dia conseguissem se libertar, só seriam aceitos de volta em sua terra se mantivessem seu próprio idioma, suas crenças, seus hábitos e costumes. Como parte dessa cultura religiosa IMPOSTA ficou para nós o já elaborado Calendário Cristão e, como ponto alto desse mesmo calendário, está a prática medieval de se observarem os quarenta dias de resguardo da Quaresma que antecedem a Sexta-Feira Santa e a Páscoa.

A princípio a igreja se mantinha de luto por quarenta dias, começando na Quarta-Feira de Cinzas. Os altares e as capelas menores eram cobertos com panos roxos (Nana?). Toda atividade artística alegre cessava e os Terreiros que funcionavam escondidos, temendo represálias por serem descobertos, cessavam suas atividades. Considerando que as atividades com os chamados Guias de Luz e com os Orixás estão paradas valem-se disso os que trabalham nas sombras, os espíritos dos malignos que aproveitam-se de estarem desprevenidos os homens bons para promoverem o mau.

A tradição de se fechar os Templos de Umbanda quando não havia liberdade de crença, não tem razão de ser no mundo atual. Muito ao contrário, é nessa época que NÃO DEVEMOS PARAR, é nessa época em que a quimbanda maligna trabalha à vontade, que o Templo deve estar preparado para, com o auxílio das Entidades de Luz, denunciar qualquer trabalho negativo que tenha sido feito para atrapalhar os Filhos de Fé ou frequentadores. Atualmente, interromper os trabalhos do Templo na Quaresma é descabido, é ingenuidade, é desconhecer que os inimigos trabalham nas trevas e que, se não temos o Preto-Velho, o Caboclo ou qualquer entidade que possa nos avisar do mau feito, estaremos desprotegidos, descobertos, ou seja, nas mãos dos inimigos. É preciso URGENTEMENTE esclarecer que a Quaresma não é Afro, é hebraico-europeia, e que já não é preciso se esconder de ninguém, pois nossa Constituição nos assegura o direito de liberdade de crença e os padres já não podem mais nos queimar nas fogueiras da inquisição.

Autor: Babalaô Ronaldo Antônio Linares

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Os possíveis sucessores de Bento XVI



 Embora seja difícil apontar favoritos para o conclave, muitos rumores sobre os favoritos a suceder o papa Bento XVI apareceram. O novo papa encontrará muitos desafios: escândalos de pedofilia, corrupção nos bancos do Vaticano, perda de fies frente a inflexibilidade da Igreja Católica.
 Cinco temas encabeçam os desafios do novo papa, são eles: uso da camisinha, abuso sexual dentro da igreja, homossexualidade, aborto e o lugar da mulher na igreja.
 Veja abaixo uma lista dos possíveis sucessores de Bento XVI, provenientes de rumores da internet desde maio de 2012, quando nem se imaginava que o atual papa renunciaria.

Angelo Scola

(Itália, 71) é arcebispo de Milão, um trampolim para o papado, e muitos italianos apostam nele. Especialista em bioética, ele também conhece o Islã como chefe de uma fundação para promover a compreensão entre muçulmanos e cristãos. Sua densa oratória pode irritar cardeais que buscam um comunicador carismático.




Angelo Bagnasco

(Itália,70) Arcebispo da Arquidiocese de Gênova e presidente da Conferência Episcopal Italiana. Formado em Filosofia em 1979.






Cláudio Hummes

(Brasil, 78)  Prefeito Emérito da Congregação para o Clero e Presidente do Conselho Internacional de Catequese.







Christoph Schoenborn

(Áustria, 67) Cardial Presbiteriano de Jesus Divino Trabalhador, é um ex-aluno de Bento XVI com um toque pastoral que o pontífice não tem. O arcebispo de Viena foi classificado como "papável" desde a edição do catecismo da Igreja na década de 1990.





Francis Arinze

(Nigéria, 80) Prefeito Emérito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.





Gianfranco Ravasi


(Itália, 70) É ministro da Cultura do Vaticano desde 2007 e representa a Igreja para o mundo da arte, ciência, cultura e até mesmo para ateus. Este perfil poderia prejudicá-lo se os cardeais decidirem que precisam de um pastor experiente em vez de outro professor como papa.





João Braz de Aviz

(Brasil, 65) Trouxe ar fresco para o departamento do Vaticano para congregações religiosas quando ele assumiu em 2011. Ele apoia a preferência para os pobres na teologia da libertação da América Latina, mas não os excessos de seus defensores.






Leonardo Sandri

(Argentina, 69) Nasceu em Buenos Aires de pais italianos. Ele deteve o terceiro posto mais alto do Vaticano como chefe de gabinete em 2000-2007, mas não tem experiência pastoral.




 
Luis Tagle

(Filipinas, 55) Tem um carisma muitas vezes comparado com o do falecido papa João Paulo II. Ele também é próximo ao papa Bento XVI depois de trabalhar com ele na Comissão Teológica Internacional. Embora tenha muitos fãs, ele só se tornou cardeal em 2012.




Marc Ouellet

(Canadá, 68) É o chefe da Congregação para os Bispos. Ele disse uma vez que se tornar papa "seria um pesadelo". Apesar de bem relacionado, o secularismo generalizado de sua Quebec nativa poderia atrapalhá-lo.





Odilo Pedro Scherer

(Brasil, 63) É considerado o mais forte candidato da América Latina. Arcebispo de São Paulo, a maior diocese do maior país católico, ele é conservador em seu país, mas considerado moderado nos demais lugares. O rápido crescimento das igrejas protestantes no Brasil poderia pesar contra ele.





Óscar Rodríguez Maradiaga

(Honduras, 70) Arcebispo de Tegucigalpa e Presidente da Cáritas Internacional.







Peter Erdõ

(Hungria, 60) Presidente da Conferência Episcopal da Hungria e Presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa.







Peter Turkson

(Gana, 64) É o principal candidato africano. Chefe do escritório de justiça e paz do Vaticano, é o porta-voz da consciência social da Igreja e apoia a reforma financeira mundial.






Rubén Salazar

(Colômbia, 70) Arcebispo de Bogotá e Cardeal-presbítero de São Geraldo Magela.







Tarcisio Bertone

(Itália, 78) Cardeal Secretário de Estado e Camerlengo da Câmara Apostólica. Braço-direito de Bento XVI, dono do segundo posto mais importante do Vaticano. Tem contra si a má publicidade que a Igreja Católica vêm conseguindo graças aos últimos escândalos e tem ganhou a antipatia de muitos cardeais.





Timothy Dolan

(EUA, 62) tornou-se a voz do catolicismo dos EUA depois de ser nomeado arcebispo de Nova York, em 2009. Seu humor e dinamismo impressionaram o Vaticano, onde as duas coisas estão em falta. Mas cardeais estão receosos de um "superpapa" e seu estilo pode ser norte-americano demais para alguns.







 Depois dessa lista podemos traçar algumas possibilidades. Temos acima 17 candidatos que vêm sendo citados pela imprensa e por estudiosos. Muitos dizem que é necessário um papa mais carísmatico e jovem. Com isso sairiam dessa lista por conta da idade Francis Arinze, Cláudio Hummes e Tarcisio Bertone. Contra Bertone pesa também a má publicidade gerada pelos escândalos, já que é o segundo no comando do Vaticano. No quesito falta de carisma sairiam da lista Angelo Scola e Marc Oeullet. A falta de experiência pastoral tiraria Leonardo Sandri e Gianfranco Ravasi. Temos também o caso onde o excesso de carisma atrapalha, Timothy Dolan tem contra ele o receio dos cardeais por seu estilo bem humorado e dinâmico. Um nome que vinha sendo muito festejado era o de Peter Turkson, porém muitos boatos tem aparecido na internet, acusando Turkson de ser a favor da pena de morte aos homossexuais, isso pode deixar os cardeais receosos em votar nele para novo papa. A nacionalidade também vêm contando, pois muito tem sido dito que a escolha de um papa italiano seria um verdadeiro tiro no pé e o único italiano na lista em que só tem esse quesito contra si é Angelo Bagnasco. O brasileiro Odilo Scherer é tido como o nome mais forte de nosso país, porém pesará contra ele a expansão das igrejas protestantes por aqui.
 Dos seis nomes que sobraram, Rubén Salazar entrou recentemente na lista de favoritos e é considerado  a zebra da vez junto com Peter Erdõ. Óscar Rodríguez Maradiaga é o nome sul-americano mais forte, porém o carisma de João Braz de Aviz e Luis Tagle chama atenção. João Braz por ter trazido um frescor ao Vaticano e Luis Tagle por ter seu nome muito festejado no oriente, mas pesa contra ele o fato de nunca ter morado em Roma.
 Christoph Schoenborn não tem nenhuma questão contra si e sim um forte favoritismo pois é considerado um favorito a se tornar papa desde a década de 90.
 Após todo esse estudo o blog ''Geografia das Religiões" elege Christoph Schoenborn e João Braz de Aviz como grandes favoritos e Luis Tagle como a possível surpresa já que muitos o consideram muito parecido com João Paulo II.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Mitologias #3: ''Os deuses gregos''

 Na Grécia Antiga, as pessoas eram politeístas, ou seja tinham vários deuses, sendo eles imortais e com características humanas. Os gregos acreditavam que seus deuses moram no monte Olimpo e que eles desciam para se relacionar com os humanos e desses relacionamentos nasciam os heróis. Zeus era o deus mais importante para os gregos.
 Cada deus representava uma força da natureza ou um sentimento humano. A cultura grega era passada de pai para filho e servia para aconselhar sobre a vida e também explicar sobre os fenômenos naturais. COm a invasão do Império Romano, a mitologia grega foi totalmente absorvida por seus invasores que apenas mudaram os nomes dos deuses.
Veja abaixo os principais deuses gregos:

Hades

  • Zeus: deus de todos os deuses, senhor dos céus e dos trovões.
  • Afrodite: deus do amor, do sexo e da beleza.
  • Poseidon: deus dos mares
  • Apolo: deus do sol, da luz e das obras de arte.
  • Ártemis: deusa da caça.
  • Atena: deus da sabedoria e da serenidade.
  • Deméter: deusa da agricultura.
  • Hefesto: deus do trabalho.
  • Hera: deusa do casamento e da maternidade.
  • Hermes: mensageiro dos deus e representante do comércio e das comunicações.
  • Ares: deus da guerra.
  • Héracles: semideus, filho de Zeus.
  • Hades: deus dos mortos e do mundo inferior.


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Malafaia: ''A Igreja Católica esta em decadência por mudar suas concepções sobre o casamento homossexual''

 A repercussão foi rápida e era de se esperar que alguns líderes de outras religiões dessem o seu parecer sobre a renúncia do papa Bento XVI. E é claro que o pastor Silas Malafaia não iria ficar de fora. Antes de entrarmos no assunto, gostaria de deixar bem claro que não será questionado o direito de ninguém se expressar, apenas serão feitos alguns comentários a cerca do que foi postado no site dele, Verdade Gospel.


 Segundo Malafaia a Igreja Católica está entrando em decadência, pois pode estar mudando de opinião sobre o casamento gay. E isso teria ficado claro, graças a uma entrevista do ministro para a família do Vaticano, Vicenzo Paglia.
 Com isso dar a entender que a renúncia de um papa conservador, pode estar ligada a esse fato, pois a aceitação do casamento gay certamente desagrada a ala conservadora do Vaticano. Portanto o papa seria um obstáculo a esse possível reforma.
 É certo que atualmente a Igreja Católica é a que mais perde fies no mundo, justamente por seu conservadorismo centralizador e algumas reformas podem sim melhorar sua situação, porém a certeza disso só teremos no futuro.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A Renúncia do Papa Bento XVI


 O mundo foi pego de surpresa com o anúncio feito pelo próprio Bento XVI, que no dia 28 de fevereiro de 2013 renunciará ao mais alto cargo eclesiástico. Logo que o anúncio foi feito, uma série de boatos começou a circular pela internet. Uns dizem que o papa não está mais suportando as grandes pressões do seu cargo, já seu irmão disse que a renúncia se dá por ordem médica.
 O que não se pode negar é que o pontificado, iniciado no dia 19 de abril de 2005, sofreu com os inúmeros escândalos envolvendo padres, cardeais, bispos e até mesmo declarações do próprio papa que não foram bem recebidas pelo público.
 Para alguns o anúncio já era esperado. No dia 5 de outubro de 2010, foi publicado, no site do jornalista Paulo Lopes (www.paulopes.com.br), o artigo no qual o ex-presidente da comissão investigadora de abusos sexuais na Igreja Católica belga, Peter Andriaenssens(psiquiatra de crianças), diz que o certo seria Bento XVI renunciar ao cargo por causa dos vários escândalos de casos de pedofilia que correram o mundo. Um trecho da reportagem diz:

"O papa deve pregar pelo exemplo", disse ele ao jornal flamengo De Morgem. “Bento 16 tem de sair em vez de se contentar em expressar seu pesar, porque há uma diferença entre ser responsável e assumir a responsabilidade.” 
Adriaenssens deixou a presidência da comissão porque estava sendo pressionado pela hierarquia da igreja belga depois que divulgou um relatório revelando que, nas últimas décadas, mais de 450 crianças foram abusadas por padres em internatos mantidos pela igreja. Treze delas se suicidaram. O psiquiatra presidia a comissão a pedido da Conferência Episcopal, a CNBB da Bélgica.
Trecho retirado de:
http://www.paulopes.com.br/2010/10/papa-deve-sair-diz-investigador-belga.html#.URm8kaWCmDo



 Ao contrário de seu antecessor, João Paulo II, Bento XVI nunca conseguiu ser tão popular, porém para os especialistas na área, era necessário alguém conservador, para fazer com que a Igreja Católica parasse de perder fies, porém o que foi visto foram uma série de escândalos que agravaram a credibilidade do Vaticano. Escândalos que não ficaram apenas entre o corpo eclesiástico, mas também nos bancos do Vaticano, considerados por muitos os mais corruptos do mundo, basta uma pequena busca na internet.
 Se com a escolha de Bento XVI para ser papa tinha como ideia fortificar a Igreja Católica, podemos dizer que foi uma tentativa falha, pois sua grande chance de fortificar a igreja seria punindo os casos de pedofilia, porém, preferiu se lamentar e abafar os casos.
 Fica a esperança que o novo papa se preocupe menos com o conservadorismo e conserte os grandes erros existentes no Vaticano.

O site Último Segundo, do IG, organizou uma pequena linha cronológica de todo o pontificado de Bento XVI, vejamos abaixo:

  • 19 de abril de 2005: O cardeal alemão Joseph Ratzinger é eleito para suceder João Paulo 2º como 265º líder da Igreja Católica Apostólica Romana. Ele assume o nome de Bento 16.
  • 29 de novembro de 2005: O Vaticano impõe restrições à ordenação de homossexuais como padres.
  • 9 a 14 de setembro de 2006:  O papa visita sua terra natal, a Baviera. Em discurso no dia 12, em Regensburg, ele motiva protestos do mundo islâmico ao citar um imperador bizantino do século 14 segundo o qual o islamismo se difundiu pela espada e só fez mal ao mundo. Dias depois, bento 16 diz "lamentar profundamente" a reação muçulmana ao seu discurso, que segundo ele foi mal compreendido.
  • 28 de novembro a 1º de dezembro de 2006: Uma viagem à Turquia marca um esforço de conciliação, incluindo orações na direção de Meca com o grão-múfti de Istambul, na Mesquita Azul.
  • 9 a 13 de maio de 2007:  Faz visita o Brasil, onde encontra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, celebra missa em São Paulo e Aparecida e canoniza Frei Galvão, primeiro santo brasileiro.
  • 7 de julho de 2007:  O papa emite uma declaração autorizando celebrações mais difundidas da antiga missa em latim, conforme reivindicavam católicos tradicionalistas.
  • 5 de fevereiro de 2008:  O papa altera uma oração em latim usada por tradicionalistas em celebrações da Sexta-Feira da Paixão, eliminando uma alusão aos judeus e à sua "cegueira", mas mantendo o apelo para que eles aceitem Jesus.
  • 15 a 20 de abril de 2008:   Faz sua primeira visita aos Estados Unidos, onde encontra vítimas de abuso sexual por membros da Igreja Católica. Realiza missa no Marco Zero, local onde ficava o World Trade Center, destruído pelos ataques de 11 de Setembro.
  • 24 de janeiro de 2009:  O papa causa polêmica entre judeus ao revogar a excomunhão de quatro bispos ultratradicionalistas, incluindo um que negava o Holocausto.
  • 17 a 23 de março de 2009: Em visita a Camarões e Angola, condena o uso de preservativos e diz que a distribuição “não resolve o problema da Aids”.
  • 11 de junho de 2010: Pela primeira vez de forma explícita, pede perdão público a Deus e às vítimas de padres pedófilos, prometendo que fará "tudo o que for possível para que abusos semelhantes jamais voltem a acontecer".
  • 6 de novembro de 2010:  O papa chega à Espanha para uma visita de dois dias. Ele ataca o aborto e o casamento homossexual, recentemente legalizado no país, durante missa em que consagrou a célebre igreja barcelonesa da Sagrada Família. As declarações são parte de críticas mais amplas do pontífice ao "secularismo agressivo" da Espanha.
  • 25 de julho de 2011: O Vaticano retira seu núncio apostólico (embaixador) da Irlanda, depois de uma inédita recriminação do Parlamento local à Santa Sé por causa de um relatório que acusava autoridades eclesiásticas de acobertarem abusos sexuais.
  • 6 de janeiro de 2012:  Bento 16 nomeia 22 novos cardeais, aumentando as chances de que seu sucessor seja um conservador europeu.
  • 9 de janeiro de 2012: Em discurso a diplomatas de quase 180 países no Vaticano, sugere , sem falar diretamente em casamento gay ou homossexual, que as políticas que minam a família formada pela união entre um homem e uma mulher ameaçam o futuro da humanidade.
  • 26 de março de 2012:  Desembarca em Cuba, 14 anos após a viagem do papa João Paulo 2º, e encontra Fidel Castro.
  • 15 de setembro de 2012:  No segundo dia de uma visita ao Líbano, ofuscada pela guerra na vizinha Síria e protestos no mundo muçulmano, o papa afirma que a liberdade religiosa é um direito básico de todas as pessoas e diz que o país deveria ser modelo para o Oriente Médio .
  • 6 de outubro de 2012: Um tribunal do Vaticano condena um ex-mordomo do papa a um ano e meio de prisão por seu apropriar de documentos sigilosos. Paolo Gabriele alega ter agido motivado por um amor "visceral" pela Igreja e pelo papa. Em dezembro, é perdoado.
  • 12 de dezembro de 2012: Entra no Twitter por meio do perfil @pontifex.
  • 11 de fevereiro de 2013: Anuncia sua renúncia e diz que deixará o cargo em 28 de fevereiro.
Fontes: 
http://www.paulopes.com.br
http://ultimosegundo.ig.com.br



sábado, 9 de fevereiro de 2013

O Tijolo de Deus

 Em todos dizem que para um negócio dar certo é preciso boas ideias, propaganda e ousadia.Nos parece que o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus entende e muito do assunto. Depois de toalhinhas, meias, arcas, vigílias de enriquecimento, a novidade é o ''Tijolo da Obra de Deus''. Trata-se de um tijolinho de plástico que os seguidores devem pagar no mínimo(SIM!!! Quem quiser pode pagar mais!!!) R$ 200,00!
 Veja abaixo uma foto da novidade de Valdemiro Santiago:
 Dizem as más línguas que o próximo passo é a ''Argamassinha do Senhor'', pois todo tijolo necessita ser assentado.
 Segundo o próprio líder, quem fizer a compra, além de está contribuindo para a reconstrução da obra de Deus, estará investindo na reconstrução da própria vida. Estão separados 100 mil unidades e é projetado o lucro de 20 milhões de reais.
 A cada dia que passa a ousadia de Valdemiro Santiago fica cada vez mais surreal. Engraçado que se voltarmos a história e observarmos a época da reforma protestante, esse tipo de iniciativa era combatida por Lutero, se na época o problema era a troca de terras por um lugar no céu, agora ele se multiplicou. Estão mudando os artifícios porém fazendo o que a sua base histórica foi contra. 
 Se nos apoiarmos nos escritos do sociólogo alemão Max Weber, o processo de ''desencantamento'' do mundo, iniciado por Lutero, foi revertido pelos lideres atuais e assim o processo de ''encantamento'' avança fortemente, porém será que algum dia isso irá parar? Só depende do povo parar de se deixar levar e prestar mais atenção nas palavras bonitinhas e nas boas intenções de algumas pessoas, pois como diz o ditado popular: ''De boas intenções o inferno está cheio!''.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Intolerância Religiosa: Um dos casos mais denunciados no Facebook!

 De acordo com a ONG Safernet Brasil, a denuncia de páginas ofensivas a religiões aumentou em 264,5%.  Foram denunciadas, em 2012, 494 páginas que pregavam ódio e ofensas as religiões, caracterizando-se casos de intolerância religiosa. Com isso, o tema ficou entre os mais denunciados do ano passado.


 O aumento foi registrado pela Central Nacional de Crimes Cibernéticos, entidade que reúne informações para órgãos como a Polícia Civil e a Secretaria de Direitos Humanos, entre outras.
 Isso mostra que enfim as pessoas estão tomando consciência que denigrir a imagem de qualquer religião é crime e estão tomando coragem para denunciar. Todos devem ter o direito de manifestar a sua fé desde que não ofenda as outras. Se continuarmos denunciando esses casos, estaremos dando vários passos para um país menos intolerante.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Dia de São Sebastião



 Comemorado em vários locais do Brasil no dia 20/01, São Sebastião é um dos santos mais festejados. Suas festividades, assim como São Jorge, não se resumem apenas a Igreja Católica, caminhando também para a Umbanda. É consagrado como padroeiro do Rio de Janeiro e Seabra(Bahia). Na Umbanda, as celebrações ocorrem no mesmo dia, onde no sincretismo, São Sebastião representa o orixá Oxosse, rei das matas e grade caçador, sendo representado pelo arco e a flecha.


Um pouco da história de São Sebastião:

Sebastião, nascido na França em 236 d.c., era um soldado que se alistou no exercíto romano, com o intuito de acalmar o coração dos cristãos que eram feitos prisioneiros  torturados pela perseguição imposta pelos imperadores, por volta do ano 283 d.c., era muito querido pelos imperadores Diocleciano e Maximiano, que faziam vista grossa ao fato de Sebastião ser cristão, tanto que o colocaram como capitão da guarda particular do imperador.
 Por sua postura branda perante os prisioneiros cristãos, foi condenado,em 286 d.c., como traidor e ordenou sua execução por flechadas( que tornou-se seu simbólo tanto na Igreja Católica, como na Umbanda), foi dado como morto porém sobreviveu e se apresentou ao imperador Diocleciano, que ordenou seu espancamento até a morte e que seu corpo fosse jogado no esgoto. Seu corpo foi resgatado por Luciana(Santa Luciana), lavado e sepultado nas catacumbas.
 Seu culto iniciou no século IV e atingiu o auge na Baixa Idade Média, nos séculos XIV e XV.


sábado, 19 de janeiro de 2013

A Tradição Mexicana da Santa Muerte

  
 Ela é o inevitável, a única certeza que temos em nossas vidas, muitos a olham com dor, medo, apreensão. Porém no México a coisa é bem diferente. Os mexicanos veneram a chamam de ''Santa Muerte'' (Também chamada de Dona Sebastiana).
 A ''Santa Muerte'' é um misto de várias culturas pagãs e cristãs, é celebrada com grandes festividades. Não existe choro no dia de finados e sim alegria, risos e claro, saudade, mas sempre dos bons momentos.
 O culto a ''Santa Muerte'' não é reconhecido pela Igreja Católica, mas isso não impede que os seus fies a procurem para pedir sorte, saúde e sabedoria. SIM! Sabedoria! Para alguns o sopro da morte traz a sabedoria para revermos tudo que fizemos e deixamos de fazer em nossa vida terrena.
 Que o povo mexicano continue mantendo viva a chama de sua cultura por muitos e muitos séculos!

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Qual motivo de tentar calar a sereia?




 Não demorou muito para a nova microssérie da Rede Globo ser alvo de protestos evangélicos. O fato mostra uma total falta de boa vontade por parte de algumas pessoas evangélicas que não são capazes de escolher o que vão ver em seus aparelhos televisores e perdem seu tempo criticando tudo e qualquer coisa que mencione outra religião que não seja a deles.
 A autora Glória Perez manifestou sua indignação em seu twinter:




  Abaixo observaremos a imagem que encabeçou as críticas a microssérie:




 Uma coisa que me chama atenção é que nunca vi nenhuma pessoa ligada as religiões de matrizes africanas se colocar contra as produções bíblicas da Rede Record, que também não perde a mania de passar em sua programação reportagens denigrindo a imagem dessas religiões. Porém a única coisa que vai acontecer criticando ''O Canto da Sereia'' é aumentar a curiosidade geral sobre a mesma, assim como aconteceu com ''Salve Jorge'', a Rede Globo certamente já percebeu que com programações dessa linha ganhará publicidade grátis e logicamente que eles não vão perder isso!